Escreva-se no meu canal

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Resumo da nova república, o Brasil nos últimos anos

1985 - 15 de janeiro. Tancredo Neves é eleito pelo Colégio Eleitoral (eleição indireta).
1985 -15 de março. José Sarney (vice de Tancredo) assume a Presidência interinamente, pois o presidente eleito estava internado com sérias complicações de saúde.
1985 - 21 de abril. A morte de Tancredo Neves é oficialmente declarada. No dia seguinte, José Samey é empossado em caráter definitivo. Restabelecida a eleição direta para a Presidência da República e a legalização dos partidos políticos.
1985 - 15 de novembro. Eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, encarregada de estabelecer a nova Constituição brasileira.
1986 - 1 de março. É lançado o Plano Cruzado, com a criação da nova moeda nacional: o cruzado (Cz$).
1988. Promulgada a Constituição de 1988. Os territórios do Amapá e de Roraima são transformados em estados da Federação. Chico Mendes, líder seringueiro, é assassinado no Acre.
1989. Fernando Collor de Mello é eleito presidente da República.
1992. O movimento dos “caras-pintadas” sai às ruas contra o govemo Collor.
1992 - Setembro. Fernando Collor sofre o processo de impedimento (impeachment) e o vice, Itamar Franco, assume a Presidência.
1992 - Outubro. Morre em desastre aéreo de helicóptero o deputado federal Ulysses Guimarães, do PMDB.
1993. Realização do plebiscito sobre a forma e o sistema de governo no Brasil. A inflação atinge o seu auge: 2708,39%.
1994. Estabilização econômica: contenção dos gastos públicos e abertura às importações. Lançamento do Plano Real, pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.
1995. Assume a Presidência Fernando Henrique Cardoso, eleito por maioria no primeiro turno da eleição do ano anterior. Privatização das estatais e abertura da economia ao capital estrangeiro.
1997. A companhia mineradora Vale do Rio Doce é privatizada.
1997. Emenda à Constituição que permite a reeleição no Executivo.
1998. Reforma da Previdência Social e privatização das companhias telefônicas.
1998. Reeleição de Fernando Henrique Cardoso.
2000. Crescimento da esquerda nas eleições municipais.
2001. O Senado Federal enfrenta grave crise devido à corrupção. Crise energética: o “apagão” traz o racionamento de energia ao país.
2002 - Janeiro. O prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), é seqüestrado e assassinado.
2003. Assume a Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o primeiro presidente originário das classes populares (migrante nordestino, torneiro mecânico e sindicalista). Os dois primeiros anos do governo Lula foram marcados pela busca da governabilidade e, os dois últimos, por instabilidade política gerada por denúncias de corrupção que atingiram os principais nomes do governo e do Partido dos Trabalhadores.
2003. Aperto econômico e ortodoxia fiscal. Políticas econômico-sociais do Governo Lula: “Espetáculo do crescimento"; “Fome Zero”; "Bolsa Família".
2004. O Brasil é escolhido pela ONU para comandar as forças de paz no Haiti.
2005. O Brasil é o maior produtor mundial de café, feijão, mate, laranja, mamão, cana-de-açúcar e banana, segundo dados da FAO.
2006. O Brasil é a décima economia do mundo - com PIB de 2,3 trilhões de reais, segundo dados do IBGE. Cresce a participação do terceiro setor na economia brasileira.
2007 - Janeiro. Lançado o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos nas áreas de infraestrutura e energia.
2007 - Maio. Caso Renan Calheiros: o presidente do Senado é envolvido em escândalo de corrupção.
2007 - Abril. O IBGE anuncia que a população do país é de 183,9 milhões de brasileiros, e que a fecundidade feminina (2,0) está abaixo do índice mínimo de crescimento.
2011. Assume a presidência Dilma Vana Rousseff, a primeira mulher a assumir o cargo no Brasil, derrotou o candidato José Serra com 56,05% dos votos válidos. Deu continuidade a gestão do governo Lula.
2013 - junho. Maior movimento de protesto no Brasil dos últimos 20 anos. Cerca de 200 mil brasileiros saíram à rua um pouco por todo o país paraa protestar contra a corrupção.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...