Escreva-se no meu canal

domingo, 29 de dezembro de 2013

2013: Um ano marcado por contradições, transformações e mobilizações sociais em Serra Talhada e no Brasil

Por Paulo Cesar Gomes, professor e escritor











O ano de 2013 ficará marcado pelas contradições, pelas transformações e pelas mobilizações. Alguns fatos serão a partir de agora registrados nos livros de história em função da sua importância, como por exemplo, a renúncia do Papa Bento XVI e o surgimento de uma nova Igreja que vem sendo pregada pelo Papa Francisco, uma Igreja voltada para os pobres, sem luxo e apego as coisas materiais e com mais espaço para a juventude se expressar.
Mas o ano também será lembrado pela morte de Nelson Mandela – o maior líder negro da história – pela espionagem americana ao governo brasileiro e os de outras nações, pela Guerra Civil na Síria, pelas catástrofes naturais que antigiram o mundo, como a passagem do tufão Haiyan, que devastou as Filipinas. No Brasil, a tragédia na boate Kiss, que matou 242 pessoas e feriu 116, retratou da forma mais dura o descaso e a omissão que impera nos órgãos públicos e privados nesse país, onde o lucro financeiro ainda prevalece sobre a vida humana.

No ano em que perdemos Dominguinhos, Emilio Santiago, Chorão, Reginaldo Rossi… Ganhamos Anitta, Naldo, MC Federado e os leque leque… A musa brasileira foi à personagem Valdirene e as palavras mais usadas nas músicas foram: novinha, piradinha, louquinha, impinadinha e outras de nível bem inferior. Inegavelmente o lixo cultural dominou o Brasil de ponta a ponta. É por essas e outras que o país ocupa 58ª. posição no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

Em Serra Talhada, a tão aguardada Faculdade de Medicina saiu do papel, no entanto, várias famílias sofreram com o constrangimento em ver os corpos de seus entes queridos abandonados ou transportado sem um destino certo, tudo por que a cidade não possui um IML e o governador Eduardo Campos não está nem aí para o problema, ele agora só pensa no Planalto. Sem contar que o tão badalado “modo petista de governar” até agora não passou de uma leve brisa e o deputado Inocêncio Oliveira finalmente anunciou a sua aposentadoria, porém, a quem diga que teremos que aguardar até abril de 2014 para confirmarmos a veracidade do fato.

Entretanto, entre tantos acontecimentos marcantes, nada foi mais emblemático para o Brasil do que a prisão dos mensaleiros e as manifestações de ruas nos meses de junho e julho. Com consciência ou inconscientemente o Brasil deu passos decisivos para o fortalecimento de sua democracia, mas acima de tudo, a juventude deu provas de que pode sim, apesar das limitações, ser o futuro do Brasil! Um país mais justo e com menos corrupção!


Um feliz 2014 a todos os faroleiros e faroleiras e até a próxima!


Publicado no Portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 29 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...