Escreva-se no meu canal

domingo, 1 de dezembro de 2013

OPINIÃO: Após o mensalão, é chegada a hora das elites começarem a pagar por seus crimes

Por Paulo César Gomes, professor escritor

No último dia 15 de novembro, o povo brasileiro comemorou a prisão dos primeiros condenados do escândalo do “mensalão”, um fato inédito que pode simbolizar uma virada na história do país no que diz respeito à punição de autores de crimes de corrupção.

Quis o destino, ou não, que os primeiros presos por corrupção fossem justamente integrantes de um partido que nasceu propondo o combate a essa pratica criminosa. No entanto, alguns petistas, logo que chegaram ao poder, não tiveram a coragem de combater as práticas assistencialistas que dominam os corredores do Congresso Nacional, assim como a maioria das Casas Legislativas espalhadas pelo Brasil.

Os petistas que se submeteram as essa prática, não prejudicaram apenas as suas imagens, mas também a do PT e da esquerda brasileira em geral. Pois, como se sabe, as elites “tupinquins” nunca foram punidas por nenhum crime. E olhe que eles vem contendo barbáries desde a colonização, passando pela escravidão, monarquia, República do Café Com Leite, ditadura militar e chegando na Operação Uruguai, no governo Collor.

Em todas essas passagens históricas a direita, leia-se as elites ruralista e industrial, roubaram em demasia os cofres públicos, sem contar com os milhares de assassinatos que patrocinaram e que passaram impunemente ao longo de mais de cinco séculos.

É bom ver que a Justiça brasileira se torna eficaz no que se refere à prisão de políticos corruptos, mas seria bom também ver atrás das grades um Paulo Maluf, os mensaleiros de Minas Gerais, os distribuidores de panetone de Brasília/DF, os assassinos dos Sem Terra – em Eldorado dos Carajás/PA -, da missionária Dorothy Stang e dos fiscais do Ministério do Trabalho – em Unaí/MG.

Para alguns, esse pode para parecer um discurso revanchista, pois que pensem assim. Ainda prefiro ver os fatos pelo olhar de quem quer ver mais, de quem espera uma justiça linear, ampla e competente. Que atue em todas as direções, sem estrelismo e sem sensacionalismo, mas com a energia e sapiência da imortal deusa Thémis!

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!

Publicado no Portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 01 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...