Escreva-se no meu canal

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O perfume, a notícia e a linha tênue que separa a imprensa das garras dos políticos


Na semana em que o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque do PT, agraciou parte da imprensa com perfumes “cheirosíssimos” de uma marca “famosíssima”, resgato aqui - nesse nobre espaço aberto democraticamente pelos editores do FAROL, espaço que funciona como uma espécie de trincheira para mim –  a história do jornal O Veredicto, um tabloide que circulou em Serra Talhada entre os anos de 1986 e 1992, e que se estivesse na ativa hoje certamente não receberia o “presente perfumado” do prefeito, assim como ocorreu um com o portal Farol de Notícias.

O jornal O Veredicto foi fundando pelo radialista e produtor cultural Nildo Gomes em um período no qual chegava ao fim a Ditadura Militar e a censura no país. Com uma postura independente e com uma analise critica ferrenha aos atos praticados pelos protagonistas da política local, O Veredicto tornou-se um grande incomodo para os políticos, que até então estavam acostumados a serem bajulados pelas suas respectivas emissoras de rádio e pelos fieis seguidores.




Apesar das publicações não serem regulares, pois chegou a ficar quase seis meses sem circular, o jornal conseguia com as suas matérias atingir praticamente todas as classes sociais, principalmente os formadores de opinião, que se debruçavam sobre as suas páginas, buscando saber quais eram as últimas notícias da política, da cultura e do cotidiano de Serra Talhada.

Nildo Gomes ainda hoje milita na área de comunicação e eventos culturais em Petrolina, cidade na qual residi com a família. Mesmo já tendo passados mais de 20 anos do fim do O Veredicto, ele não esconde orgulho e satisfação em ter encabeçado esse projeto tão audacioso, apesar das inúmeras ameaças que sofreu na época.




Na verdade, um dos grandes legados deixados pelo jornal O Veredicto foi ter prezado pela independência e a coragem de trazer à tona a verdadeira informação, bem como ter enfrentado sem medo as oligarquias e os coronéis da cidade, que décadas depois ainda continuam no poder, ou até mudaram de rótulo, mas que na prática atuam com se assim fossem, onipresentes e intocáveis!



Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!


Publicado no Portal Farol de Noticias de Serra Talhada, em 24 de dezembro de 2013.

Um comentário:

Rafael disse...

Autêntico, destemido, perseverante, amigo e um homem família. São algumas virtudes desse pernambucano “arretado” que pude ter a satisfação de conhecer aqui na terra dos Marechais, nossa querida Alagoas. Um comunicador nato que consegue realizar seus objetivos com a dedicação e a perseverança de um jovem mancebo. Fico feliz Nildo Gomes, por ter comunicadores de grande expressão aí em Pernambuco que ainda conseguem resgatar a história de um grande jornalista que contribuiu e ainda contribui para o crescimento do nordeste e da comunicação brasileira. Um forte abraço e parabéns pelo merecido reconhecimento.

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...