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sexta-feira, 3 de maio de 2013

O poder da democracia e as transformações dentro das escolas brasilerias


Paulo César Gomes, é professor e escritor

A escola sempre foi e sempre será um lugar em que o poder está no centro das relações, isso implicar em dizer que o poder não é só o do conhecimento adquirido por professores e alunos, mas também o poder hierárquico.

Sabemos que cada escola possuiu o seu poder local, que colocando como sendo autônomo, porém, o que se percebe na prática e que as coisas acontecer no sentido vertical e de cima para baixo.

Mesmo que os acontecimentos históricos que cercam a educação, principalmente as conquistas democráticas, nos levem a sonhar com uma escola autônoma, e que o poder será exercido pelo corpo docente, dicente e comunidade. Essa escola, com tanto poder, poderá transformar  educação, e por isso o poder central não permite essa autonomia.

Fica claro que autonomia do poder local, poderá interfere diretamente na conscientização de alunos e da comunidade, isso significaria que eles teriam mais liberdade e consequentemente iriam romper com o poder central e estabelecerem uma nova estrutura de poder.

Com uma nova estrutura de poder partindo do âmbito escolar, as transformações sociais seriam inevitáveis, o que elevaria a quem esta no poder nos dias atuais, a mudar o discurso e prática. Caso isso não viesse a acontecer os poderosos de hoje, serão os excluídos políticos do amanhã.

Partindo do principio da correlação de força e de poder, os lideres do poder central, amarram o subordinados do poder local, para que os mesmos se limite apenas a cumprirem ordens e não permitam que o poder de fato e direito seja exercido no âmbito escolar.

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